Brasil virou paraíso dos golpes da internet

Tenho certeza que você conhece alguém que caiu em algum golpe na internet. Talvez você mesmo. O Brasil tornou-se o paraíso dos golpistas e o inferno da segurança online para todo o resto.

Os golpes no WhatsApp fizeram varias vitimas ao redor do mundo, alguns podem até roubar dados pessoais e clonar seu WhatsApp, Infelizmente golpes digitais são comuns hoje em dia, muitos principalmente na intenção de roubar o usuário.

Um dos mais comuns é o criminoso se comunicar com você como se fosse alguma loja ou empresa, a partir dessa conversa a pessoa entra numa pagina na internet e passa todos os dados inocentemente, com tudo isso o criminoso consegue livre acesso a suas contas bancarias, senhas etc. Esse é mais conhecido como Golpe da empresa falsa.

Golpe do código de segurança

Esse também se utiliza a inocência e desconhecimento das pessoas. Funciona da seguinte forma: A pessoa recebe uma mensagem pedindo código de verificação, assim que a vítima envia este código o WhatsApp é clonado.

Com isso o criminoso consegue falar com todos seus contatos se passando por você normalmente pedindo dinheiro.

Alem de tudo o WhatsApp também pode ser clonado por meio de aplicativos espiões, Pois é, o nome deles são spywares ou stalkerwares, permitem que outra pessoa veja suas atividades no celular. Para os parceiros ciumentos de plantão vale lembrar que usar esse tipo de app é crime e está previsto em lei. Esse golpe é chamado de App espião.

Também tem aquele golpe em que o golpista pega uma foto da pessoa na internet e cria uma conta no aplicativo com um número de telefone qualquer. A partir daí manda mensagem para os familiares, normalmente a mãe.

Nas mensagens diz ser o filho e que o celular quebrou, foi roubado ou que sofreu um acidente, e está precisando de um depósito urgente.

O parente olha a foto e, diante da situação, nem pensa apenas transfere o dinheiro solicitado, que vai para uma conta de um criminoso. O golpista fica no aguardo na boca do caixa e assim que o dinheiro chega, faz o saque e desaparece.

Você deve estar se perguntando como os golpistas conseguem os dados das pessoas. Como saber quem é o pai, a mãe? O endereço, CPF, nome completo, número de celular deles? Aí está o problema. Todos os dados de todos os brasileiros e brasileiras vazaram na internet e estão neste momento disponíveis para qualquer golpista. É fácil descobrir quem é o pai e a mãe de alguém, o número do celular deles, a foto da pessoa, dos seus parentes e todas as outras informações cadastrais.

Então, CUIDADO! aqui vai algumas dicas de como NÃO cair nesses golpes:

  1. Para evitar a clonagem ative a função "confirmação em duas etapas" assim se tentarem acessar seu WhatsApp, ira precisar de um numero (PIN) que apenas você tem.
  2. Se alguem te enviar mensagem pedindo algum codigo NÃO passe
  3. Se algum conhecido estiver pedindo dinheiro NÃO envie se a pessoa precisasse mesmo ela te ligaria

Cidades Atendidas

HardOnline 2024 © Todos os Direitos Reservados. Dev. por Criaturo e conteúdo por Midialogando.